Exposição “CAZUZA mostra sua cara”



Neste fim de semana fui conferir com minha irmã Tina a "Exposição Cazuza - Mostra sua cara" que está acontecendo no Museu da Língua Portuguesa. Minha irmã é super fã e fiquei feliz de acompanhá-la nesta exposição, digamos que revivi minha infância dos anos 80.

Acompanhem um pouco do que tem por lá neste post especial. E quem é de SP ou passar por aqui, vai lá conferir que está demais.

1-REFLEXÃO

Entrada – “Mostra sua cara”





O percurso começa por uma grande “galeria de rostos e ideias”, com as paredes revestidas por retratos de pessoas desconhecidas. Sobre cada imagem estão estampadas frases emblemáticas de músicas do artista. O intuito é contar com a participação do público para mudar a aparência e o conteúdo da sala todos os dias. “Será uma espécie de photobooth, permitindo ao visitante fazer uma foto sua e escolher uma das frases disponíveis para anexar à imagem, que poderá, ainda, ser enviada por e-mail”, explica o curador. “No dia seguinte, algumas imagens serão selecionadas pelo Museu e fixadas nas paredes da sala durante o período de visitação, com cola, como acontece nos muros da cidade”, completa Gringo. As fotografias podem ser feitas todos os dias sempre entre 11h e 14h e entre 14h30 e 17h, após o percurso da exposição.



_Sala III – “Mergulho na mente do poeta”
Corredor de espelhos com trechos de músicas do artista  escritos e projetados em leds, com efeitos que mudam a cada 30 segundos, formando o ambiente mais sensorial e emocional da mostra.

_Sala V – “Cazuza, Juventude e Rock'n roll”

Depoimentos de personalidades e amigos – como Ney Matogrosso, Lobão, Sergio Maciel, Lucinha Araújo, Bebel Gilberto e outros são apresentados em uma sala com vários monitores. Nesse mesmo espaço, especialistas como a psicanalista Viviane Mosé, o antropólogo Luiz Eduardo Soares e o escritor Silviano Santiago, entre outros, falam sobre questões relacionadas à juventude: a rebeldia, a transgressão e a universalização do comportamento inconformado dos jovens.

_Espaço IX – “Palavras flutuantes”

Corredor com cartazes como os usados nas recentes manifestações, com palavras-chaves do vocabulário de Cazuza, que mostram sua influência sobre os jovens até hoje.

_Espaço X – “Altar”

Os banheiros, tanto o feminino como o masculino, recebem luzes coloridas e projeções dos grandes momentos da juventude, da música e de rebeldia de Cazuza, que retratam sua irreverência nos palcos. Portas com tratamento acústico, como as dos estúdios de gravação, foram colocadas nos banheiros.

2-APRENDIZADO



_Sala II – “Poesia e Música”

Sala dedicada a tratar da intensa relação entre poesia e canção. Por meio de computação gráfica, pílulas de conteúdo contextualizam esse “casamento” no Brasil e mostram como Cazuza e os compositores dos anos 80 enxergaram o cenário político brasileiro.

_Sala IV – “O Tempo não para”
Por meio de animações, é traçado um paralelo entre seis momentos da vida de Cazuza e a história brasileira – mostrando grandes marcos das trajetórias política e social do país.


3-INTERAÇÃO:

_Sala VI - “Cante com Cazuza”

O público pode escolher entre duas músicas – “Ideologia” e “Exagerado” –, que têm suas letras projetadas em telas e mescladas com imagens em computação gráfica, incentivando o visitante a cantar junto com Cazuza.



_Sala VII - “A arte de escrever canções”
Estações individuais com monitores touchscreen desvendam para o visitante a estrutura poética das músicas do artista, mostrando o que são versos e refrãos e como as rimas e assonâncias são construídas. Logo após a estrutura ser apresentada o visitante pode ouvir  o artista cantando a música analisada.



_Sala VIII - “Cazuza por Cazuza”
É composta por livros cenográficos gigantes sobre os quais são projetadas palavras-chave.  Por meio de um sensor de presença localizado em cada livro, o visitante escolhe um assunto e assiste a um depoimento de Cazuza relacionado ao tema. No mesmo ambiente, há ainda grandes painéis com fotos do artista.











Museu da Língua Portuguesa

Estação da Luz
Periodo: de 22/10/2013 a 23/02/2014
Praça da Luz, s/nº
Centro - São Paulo - SP
(11) 3322-0080
museu@museulp.org.br

Comentários

  1. Menina, deve ter sido uma experiência incrível!!!
    Fui fã do Cazuza e adoraria ver algo do tipo, pena que aqui na terra do axé não se vê dessas coisas... rsrs

    Um bjão.

    ResponderExcluir
  2. Que incrível ! Uma pena eu não morar na capital pra poder participar mais desses eventos incríveis.
    Parece mesmo sensacional. Só não sei se terei a oportunidade de ir :b

    Beijão Kakau ^^

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem?
    Nossa que legal essa exposição né, agente fica até emocionada =) adorei =)
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindoooo, queria ter ido ver de perto essas coisinhas do Cazuza!!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, gosto do Cazuza, adoraria ir ver, pena que não vai dar. mimimi
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Pra quem curte o Cazuza, é uma exposição e tanto!!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Adorei o post!
    Vc acha que em 2 horas é possível conhecer toda a exposição com calma ou fica muito corrido?
    quanto tempo vcs demoraram?

    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá tempo sim, a exposição não é tão grande, dá pra conferir!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Postagens mais visitadas