O que fazer em Holambra - Parte 1
No finalzinho de julho, eu e minha família fomos conhecer a cidade de Holambra que é microrregião de Campinas, fundada em 27 de outubro de 1991. Seu nome, junção de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão. Neste primeiro post vou mostrar a parte de gastos e gastronômica.
Holambra é nacionalmente denominada a cidade das flores e recebeu o título de estância turística da Embratur em 1998. O município oferece aos seus visitantes um pouco da cultura dos Países Baixos através da arquitetura, artesanato, espetáculos de dança, música e gastronomia típicas.
A Expoflora é realizada anualmente desde 1981 sempre no mês de setembro, é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.
Gastos
Mesmo que você faça um bate e volta como eu, saiba que você gastará uma graninha boa com os pedágios maravilindos do caminho. Por isso, sempre vá preparado! Só de pedágios, de SP para Holambra gastará 28,90. São 3 pedágios, ida e volta ficará 57,80. Isso se for de carro, não esquecendo do que gastará com a gasolina. Gastamos em média 2 horas para chegar em Holambra, saindo da Zona Leste de SP. Por isso, trace sua rota e boa viagem!
Roteiro Gastronômico
Holambra tem uma gastronomia rica e você fica empolgado em experimentar a culinária holandesa, meu almoço foi na The Old Dutch e sobremesa na Zoet en Zout.The Old Dutch
Almoçamos no The Old Dutch e achei a porção farta para duas pessoas, não sei se pedi algo muito típico, mas foi o que meu marido mais gostou do cardápio. Era um filé mignon com um tempero bem diferente, tanto que tinha molho de maçã para acompanhar, porque era um pouco forte. Gostei bastante do atendimento e o dono do estabelecimento é muito querido.
Minha irmã e minha mãe pediram algo bem típico com carne, salsicha e tal, mas não deu tempo de eu tirar uma foto decente, RS. Falando em preço, as duas porções e bebidas - para 4 pessoas e meia (Ryan) - sai em torno de R$ 280,00, com o serviço incluso.
Zoet en Zout
Fomos também numa doceria muito fofa chamada Zoet en Zout, que tem um diferencial muito bacana, tem mesinhas no gramado onde você pode ficar observando o lago com patinhos e admirando a paisagem do local. Além de tirar umas fotos com a família, né?
Experimentei o famoso Doce de Rosas, feito com base de pão de ló, mini-Carolina com ganache de chocolate branco e bavaroise ao aroma de rosas, se for pra lá tem que provar. É super suave e fotogênico, não acham? Os docinhos são em torno de R$ 10,00.
Vou citar alguns lugares em que você pode experimentar a culinária holandesa. No centrinho de Holambra tem a Martin Holandesa e a Casa Bela, ambos ficam na R. Dória Vasconcelos. Outro lugar de fácil acesso é o Restaurante Clube Fazenda Ribeirão, que fica dentro do Museu dos Imigrantes, na Al. Maurício de Nassau.
No próximo post sobre Holambra falarei sobre o Moinho Holandês e o Museu dos Imigrantes. Fiquem ligadinhos, até a próxima!
Ah, que delicia... pra economizar um pouco, eu e o love quando fomos levamos uns lanchinhos pra fazer pique nique.
ResponderExcluiramei as fotos, tambem tive que dividir em partes meus posts, e postei sobre o museu essa semana, beijos.
Que bonitinho, parece ter uma clima bem legal, tipo a Gramado do Rio Grande do Sul <3
ResponderExcluirBeijo!
Sorriso Espontâneo
Que delícia! Eu morro de vontade de conhecer Holambra e principalmente a Expoflora e não tinha ideia que a cidade tinha tantas opções gastronômicas bacanas! Este doce SOCRRO EU QUERO
ResponderExcluirBeijão,
Quase Mineira