Paranapiacaba em Santo André

 


Destaque especial para o turista que visita Santo André é a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada a cerca de 30km do centro da cidade, no Alto da Serra do Mar. 

"Paranapiacaba" originou-se do termo tupi paranapiacaba, que significa "lugar de onde se vê o mar", através da junção de paranã (mar), epîak (ver) e aba (lugar).



O patrimônio histórico e ambiental da Vila Ferroviária de Paranapiacaba é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), desde 1987; pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 2002; e pelo COMDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), desde 2003.


Dentre os atrativos locais, destacamos: o Calendário de Eventos, o Circuito Museológico, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e o Caminho do Sal.




De Transporte Público:

À Partir de São Paulo – SP – Trem + Ônibus:

Embarque na Estação Brás com destino à Estação Rio Grande da Serra – linha 10 – Turquesa (pegar o trem em torno das 07:00 h),

Ao chegar na mesma, atravesse os trilhos, siga à direita, por aproximadamente 50 metros, até o ponto final do ônibus Paranapiacaba – 424.

Após o embarque desça somente no Ponto Final, que fica na Parte Alta de Paranapiacaba.

DICAS GPS:

WAZE:

Ponto de Encontro:

GOOGLE MAPS:

Ponto de Encontro:

Comentários

Postagens mais visitadas